Financiamento- O que precisa para vender um imóvel com esta vantagem?

PRIMEIRO LUGAR!!

O imóvel deve estar Regular na Prefeitura de São Paulo, ou seja: todas as construções ou reformas feitas no imóvel devem ter sido aprovadas pela Prefeitura. Isto serve para imóveis residenciais, comerciais ou industriais.

Toda alteração do seu imóvel deve ter a autorização da Prefeitura, o que permite sua averbação na Matrícula do Registro de Imóveis, para que conste em sua matrícula a metragem construída existente no terreno.

Todos os bancos que financiam imóveis enviam um engenheiro para avaliação do imóvel, que faz o levantamento da área construída e compara com a documentação apresentada do imóvel.

O financiamento só é possível, se toda documentação, principalmente projetos e seus certificados estiverem corretos.

Como saber se meu imóvel está Regular??

Você consegue consultar através deste link a partir do número do seu IPTU (também chamado SQL ou Cadastro do IMóvel)

Você sabia?

Mesmo que a metragem da construção conste no IPTU e você o pague, a construção pode estar irregular?

Documentos que comprovam a Regularidade de um imóvel:

  • Habite-se ou Auto de Conclusão
  • Certificado de Conclusão ou Certificado de Regularização

Como regularizar meu imóvel para que possa vendê-lo com mais facilidade e com mais valorização?

Pela Anistia Atual – Lei: 17.202/2019  válida até 2023 (para imóveis construídos até 31 de julho de 2014), através de Processo de Certificado de Regularização (desde que a construção atenda as exigências da Lei que era usada na época da sua construção ou reforma)

Qual profissional pode fazer a Regularização?

Engenheiros ou arquitetos habilitados pelo CREA.

Consulte um especialista!

Eng. Tatiana Marinho

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